Visão para Todos: primeiras cirurgias ocorrerão no sábado

Primeiro dia de avaliações, ocorrido no último sábado, atendeu 182 pacientes

As primeiras cirurgias de catarata do programa "Visão Para Todos" já têm data marcada: serão realizadas no próximo sábado, 03/07, na sede do Instituto "Dr. Suel Abujamra", parceiro da Prefeitura de Itatiba na ação. As cirurgias acontecerão em São Paulo e os pacientes de Itatiba terão todo apoio logístico dado pela Prefeitura. O programa foi lançado no final de maio e já previa que as primeiras cirurgias ocorressem no início de julho.

A primeira bateria de avaliações oftalmológicas e cardíacas ocorreu no último sábado, 26/06, atendendo 182 pacientes nas dependências do Ambulatório Central de Especialidades/SUS, entre as 9h e 16h, com agendamentos espaçados, para evitar aglomeração. Uma equipe de três médicos e 16 profissionais do Instituto Suel fizeram os atendimentos.

2021.06.29_visao_para_todos_1

Originalmente para esta primeira avaliação foram feitos 200 agendamentos pela Secretaria da Saúde, responsável pelo programa no município. Destes18 faltantes, 11 chegaram a retirar os agendamentos, no entanto não compareceram para fazer nem os exames iniciais, de sangue, o primeiro passo do pré operatório. Novas 175 avaliações já estão programadas também para o sábado, 03, e demais para os próximos 17 e 24 de julho. As pessoas que estão na fila municipal têm sido chamadas para as avaliações.

Como funciona

O Visão para Todos realizará até 750 cirurgias de catarata. O atendimento em massa é possível devido ao convênio fechado com a entidade paulista sem fins lucrativos, referência nessa área. O convênio terá a duração de seis meses, a um valor de R$ 680.152,50.

2021.06.29_visao_para_todos_1

As avaliações oftalmológicas pré operatórias do estão sendo realizadas por técnicos do Instituto "Dr. Suel Abujamra", que vêm de São Paulo à Itatiba durante quatro sábados ao Ambulatório Central de Especialidades ACE/SUS, além de equipes da Secretaria de Saúde. Já as cirurgias serão realizadas na capital paulista na sede do Instituto. Todo o apoio para o transporte até lá será feito pela Saúde municipal, assim como atendimento e alguns dos exames pré cirúrgicos. O programa Visão Para Todos torna possível o atendimento a pacientes que aguardavam há anos pelas cirurgias nos olhos.

Categoria:Notícias de Itatiba