Jundiaí está entre as melhores cidades do mundo para se investir, segundo estudo do Financial Times

Jundiaí é destaque internacional como endereço em investimento internacional

Melhor endereço brasileiro para investimento internacional, Jundiaí garante destaque na 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times. O município está entre as 25 cidades na nova categoria Estratégia de Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, na 13° posição do ranking, que é liderado por Nova York, nos Estados Unidos, a cidade com maior quantidade e qualidade de atributos para atração de investimentos. A cidade também figura na 8ª posição no ranking das cidades médias (acima de 350 mil habitantes), quando o critério avaliado é a Efetividade de Custos.

O estudo elaborado pela FDI American Cities of the Future 2021-2022, publicação especializada do grupo britânico Financial Times, levou em consideração o conjunto das políticas públicas realizadas para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento das cidades, à medida em que as campanhas de vacinação mantém a pandemia sob controle.

“O modelo de governança adotado pela cidade desde 2017, sua localização estratégica, sua infraestrutura e ambiente de negócios, associado aos investimentos em tecnologia direcionados para o ambiente de ‘Cidade Inteligente’, são alguns atributos de Jundiaí que se destacam no cenário internacional. Além disso, o município oferece boa prestação de serviços públicos, que alavanca os indicadores de qualidade de vida da cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Ao todo, o ranking FDI Americas Cities of the Future 2021/2022, – divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times – coletou dados acerca de 210 localidades de todo o mundo. Jundiaí é a única cidade brasileira no ranking geral, na categoria Estratégia de Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos entre as 25 selecionadas, o que a credencia como destino para investimentos internacionais. Outras seis cidades latino-americanas estão no ranking, mas somente duas à frente e são capitais: San José (Costa Rica) e Bogotá (Colômbia). Já entre a nova categoria criada para a avaliação no contexto da pandemia, Jundiaí é a primeira cidade brasileira a figurar no ranking, à frente, inclusive, de cidades como Vancouver (Canadá), Orlando (EUA) e Medellín (Colombia).

Na avaliação do jurado convidado pela FDI Intelligence – Financial Times, para compor o quadro de especialistas em investimentos para o ranking Americas Cities of the Future 2021/2022, Sérgio Costa, CEO da Strings – Strategy, Investments, Global Business, os dados encaminhados por Jundiaí se destacaram. “A transparência das informações, em todos os momentos, inclusive com a pandemia, as medidas de apoio aos investimentos durante o enfrentamento à doença e a dedicação para manter a atratividade para investimentos, além da ótima receptividade dada pela gestão aos projetos de investimentos, sejam aqueles já instalados e que querem ampliar o serviço, ou aqueles que estão interessados em investir na cidade, garantem o destaque para a cidade como um ponto de interesse mundial. Todos os grupos interessados em investir buscam informações prévias dos locais. A classificação de Jundiaí a credencia como um ótimo destino para o investimento, seja ele de origem nacional ou internacional”, comenta.

Em detalhes

Entre os pontos que tornam Jundiaí ainda mais atrativa para investimentos, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, elenca a boa oferta de insumos estratégicos como água e esgoto tratados, energia abundante, comunicação, modais de transportes variados, proximidade logística dos maiores mercados consumidores, infraestrutura social como serviços de saúde e educação de boa qualidade, além de mão de obra qualificada, para atividades que exigem maiores especializações.

“Estamos implantando uma agenda de desenvolvimento no município, para tornar o nosso ambiente de negócios cada vez mais atrativo, amigável e simplificado, além de investir em políticas públicas que melhoram a qualidade de vida dos moradores. Também temos um plano de longo prazo – Agenda Jundiaí 2050, que está definindo ações para tornar a cidade conectada e sustentável, como por exemplo, a redução dos gases efeito estufa a partir de investimentos em energia limpa, a formação de mão de obra para atender os novos desafios do mercado, inclusive pensando nas profissões que ainda não existem mas que serão necessárias num cenário onde a presença de IOT, IA, robotização é cada vez mais abundante. Nosso projeto de cidade inteligente já está saindo do papel, antecipando-se ao futuro”, detalha Parimoschi.

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes, detalha as ações realizadas na cidade para criar um ecossistema inovador e atrativo aos empreendedores. “Jundiaí conta com mais de 160 multinacionais instaladas, atendendo não somente ao mercado doméstico, como ao internacional. O Sistema de Inovação de Jundiaí, que a cidade está construindo, permite a criação do Campus Jundiaí, formando um ecossistema de inovação, associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente, além de despertar o interesse das cadeias produtivas globais, fomentar as startups e ampliar a internacionalização da economia de Jundiaí, atrair novas empresas, gerar empreendedorismo, emprego e renda, que são alguns dos norteadores da proposta”, explica.

Foram analisadas suas performances em cinco categorias distintas, com pesos diferentes no cálculo final de acordo com a compreensão de suas respectivas relevâncias para o ranking: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Conectividade, Ambiente Favorável a Negócios e Efetividade (Eficácia) de Custos. Em cada categoria, foi atribuído um máximo de dez pontos às cidades e/ou regiões metropolitanas analisadas.

Além da análise de dados quantitativos, foram coletadas informações das cidades e regiões metropolitanas para subsidiar a análise. Em Jundiaí as Unidades de Gestão de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico foram as responsáveis pelo envio das informações.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Categoria:Notícias da Região